terça-feira, 28 de abril de 2020

POLÍTICO NÃO É deus

As pessoas têm uma visão incorreta na sua relação com os políticos com mandatos. Muitas veem esses políticos como chefes, se submetem a eles como serviçais em busca de favores. Uma visão totalmente equivocada e que afasta do que é ser cidadão. É uma visão atrasada e que coloca São João do Piauí, o Piauí, enfim, o Brasil no subdesenvolvimento.

Políticos não são nossos chefes, não são nossos donos. Eles são nossos servidores e estão na condição de honraria porque nós os colocamos lá e eles têm que nos servir. Está na Constituição: “Todo poder emana do Povo”. Logo, é em nome do povo que se deve exercer o Poder. Damos uma procuração aos eleitos para eles servirem ao interesse coletivo e não ao interesse particular. Assim, não podemos nos comportar como subordinados porque nós somos os patrões. Quando as pessoas se comportam como subordinados de políticos estão cometendo um atentado contra a democracia e contra o desenvolvimento social.

Não se pode endeusar e muito menos bajular os políticos. Eles são nossos empregados e devemos cobrar resultados. Por isso a necessidade de participar de forma ativa na gestão pública, como cidadão consciente de seus direitos e deveres. Devemos dar nossa opinião e cobrar atos da gestão pública e sermos respeitados por isso, e não ser perseguidos pelos governantes e seus testas de ferro. Bom lembrar que vivemos na democracia e a democracia precisa ser exercida diariamente.

Dessa forma, devemos exercer o nosso papel de cidadão e interferir nas ações do Poder Público. A democracia precisa disso. O povo é o patrão e os políticos são empregados. Logo, os políticos precisam nos escutar e aceitar as críticas sem perseguir. Político não é deus. É um servidor. Tenhamos consciência disso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário