segunda-feira, 8 de junho de 2020

VIDAS NEGRAS IMPORTAM

Vidas negras importam! Você pode estar dizendo que todas as vidas importam, e isso é verdade, mas a questão é o descaso com a vida das pessoas negras.

Num quadro mais recente tivemos o assassinato daquele negro nos Estados Unidos, que proporcionou manifestações contra o racismo em várias partes do mundo, e aqui, no Brasil, mais precisamente em Recife, Pernambuco, tivemos o caso daquele menino, o Miguel, que morreu porque a patroa branca de sua mãe foi negligente com ele, enquanto a mãe negra levava o cachorro da patroa branca para passear com todo o zelo. Vidas negras importam!

Se esse dois exemplos, que foram amplamente divulgados pelas TV’s, não te fazer entender que olhar para a vida da população negra é necessário é porque você colabora com o projeto de exterminação da população negra e o sangue de inocentes está em suas mãos. Vidas negras importam!

No mercado do trabalho os negros sofrem pelo menos dois tipos de preconceitos: o ocupacional, ou seja, o tipo de trabalho que eles exercem, e o salarial, pois quando um negro ocupa a mesma vaga de um branco, ele ganha menos. Os negros enfrentam dificuldade na progressão de carreira, na igualdade de salários e são os mais vulneráveis ao assédio moral no ambiente de trabalho, apesar da proteção constitucional contra o racismo e a discriminação. Vidas negras importam.

Negros são os mais sofrem com a violência, seja estatal ou não! Os negros são vistos sempre como primeiros suspeitos em ações criminosas, mesmo que não tenham nada a ver com a história. Os negros precisam do sistema público de saúde, mas eles sofrem discriminação até nisso. Negros sofrem preconceito na questão da educação também. Vidas negras importam.

A igualdade racial ainda é um sonho. Precisamos erguer conexões que torne as realidades de brancos e negros mais próximas. Tivemos grandes avanços entre 2003 e 2016 com políticas públicas diversas, mas há um abismo racial para superar, e isso só vamos superar com mais políticas afirmativas e com mais luta por direitos iguais. Vidas negras importam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário