quinta-feira, 18 de junho de 2020

SER UTÓPICO

Sou considerado utópico por acreditar em valores como liberdade, fraternidade e igualdade, mas o que é utopia? No sentido geral, o termo é usado para denominar construções imaginárias de sociedades perfeitas, de acordo com os princípios filosóficos de seus idealizadores. No sentido mais limitado, significa toda doutrina social que aspira a uma transformação da ordem social existente, de acordo com os interesses de determinados grupos ou classes sociais.

Pois muito bem, sou utópico com muita honra. Sonho sim com uma sociedade melhor uma sociedade mais justa, igualitária e fraterna, onde as pessoas são colocadas em primeiro lugar, ao invés de coisas. O mundo só melhora com os utópicos que lutam por realizar seus sonhos. Martin Luther King e Gandhi são exemplos disso.

Realmente, sonho sim com uma sociedade perfeita, ideal, harmoniosa, sem guerras, sem poderosos, sem exploração das pessoas umas pelas outras. Tenho o defeito de não lutar por isso ainda, mas ser utópico estar em meu ser e não consigo tirar isso de mim. Por isso, não me vendo e não me coloco como gado. Utopia são sonhos e sonhos são feitos para realizarem. Se esse o sonho é irrealizável, a gente mira na lua. Se errar, a gente pode acabar acertando uma estrela. Isso quer dizer que o sonho pode até ser irrealizável hoje, mas podemos se aproximar em parte desse sonho. Começar o caminho até ele.

Assim, sou utópico e sou feliz por ser utópico. Sejamos utópicos para construirmos uma sociedade melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário