segunda-feira, 29 de junho de 2020

MUDANÇA COM COERÊNCIA

Dizem que a política é que nem a nuvem: quando pensa que não, ela muda. Talvez seja verdade. Precisamos sempre evoluir e isso exige não ficar preso a um mesmo pensamento, ou seja, podemos sim mudar de opinião, mas sem perder a coerência. Quando se perde a coerência é porque tem algo podre na história.

Vou dar um exemplo de mudança de pensamento, mas incoerente. Um grupo político vence as eleições acusando que uma oligarquia é algo ruim, é um retrocesso. Depois, o comandante desse grupo, na sua sucessão, defende uma nova oligarquia, a oligarquia da sua família. Isso é uma mudança incoerente. Logo, há podridão nesse ato político. Não devemos caminhar nesse barco podre.

Agora vou dar um exemplo de mudança de pensamento coerente. Um político, apesar de não ter nada contra ele, andava em más companhias. Depois, vendo que essa gente atrapalhava e que não queria o bem da população, esse político decide se livrar dessa gente e caminhar com pessoas limpas, sonhadoras e idealistas. Esse político mudou para melhor.

Cabe a nós, do povo, termos toda a atenção nisso. Pessoas incoerentes são podres, não merecem confiança. Essas pessoas querem o poder pelo poder, e não para ajudar as pessoas. Agora pessoas coerentes e com coragem de se livrar de gente ruim, mesmo perigando ficar só, merece nossa confiança. Tem a semente de quem deseja o bem para o nosso município. Vamos observar quem são os políticos coerentes e quem evoluiu com o tempo. Olhar quem tem processo criminal e quem não tem. Precisamos ficar com pessoas coerentes e de coragem. Nosso município só tem a ganhar com isso. Vamos ficar atentos, para nosso próprio bem!

quarta-feira, 24 de junho de 2020

ESTAMOS LIGADOS UNS AOS OUTROS


É preciso acreditar que sempre coisas boas virão em nossa direção. É preciso sempre procurar olhar o lado bom de qualquer coisa, mesmo em algo ruim. E assim devemos seguir a vida sem nos estressar muito. Sorrindo e permanecendo calmo, apesar das ansiedades, das pressas e das pressões. E vamos vivendo a vida dentro da nossa possibilidade, mas com esperança de alargar nossas fronteiras. Esse modo de agir, na minha opinião, é uma forma de evitar sentimentos de frustração ou coisa parecida. Tudo depende de cada um de nós. Depende da nossa fé e da nossa capacidade de ação.

Agora é importante perceber que, quando acreditamos e lutamos, sempre vão aparecer pessoas que nos ajudarão e essas pessoas farão parte da gente. Cada vitória sua você pode olhar para trás e oferecer essa vitória a essas pessoas que te ajudaram antes. A gente é uma casa em construção e os tijolos e as alicerces são sempre colocados com apoios dos outros. Por exemplo, seus professores. Se você conquistou, tem que agradecer aqueles professores desde o maternal. Somos seres interdependentes. Precisamos uns dos outros. Na minha trajetória até aqui, tenho muita gente para agradecer. Minhas vitórias não são só minhas.

Por isso, devemos sempre ter em mente que precisamos exercer a gratidão, e a gratidão, além reconhecer que outras pessoas nos ajudaram na nossa pavimentação da vida, exige que ajudemos outros irmãos. Ajudar sempre o próximo como o próximo nos ajudou. Somos seres interdependentes. Estamos ligados uns aos outros.

segunda-feira, 22 de junho de 2020

MAIS DE 50 MIL MORTES NO BRASIL POR CAUSA DA COVID-19

O Brasil ultrapassa a marca de 50.000 brasileiros mortos por causa da covid-19. São mais de 50.000 histórias, sonhos, ideais, projetos interrompidos. Não podemos ser insensíveis a isso.

Infelizmente a gente fica insensível a isso porque essas 50.000 mil pessoas que se foram não eram conhecidas nossas. Então, temos a falsa impressão que isso é uma situação distante. Não seguimos o ato cristão de si colocar no lugar do outro. E aí não nos importamos com essas mortes, com as dores das famílias dessas pessoas. Essas mais de 50.000 mortes por causa do novo coronavírus, para muitos, são apenas números. São incapazes de sentir a dor do outro e entender que o perigo está ao nosso redor.

Não podemos nos deixar levar por uma ilusão. 50.000 mortes não são números. São pessoas! Temos que entender isso e nos colocar no lugar dos familiares e entender que corremos o risco real de morrer ou chorar por causa da covid-19 porque se você não importar agora, talvez ninguém se importe com você depois.

Assim, vamos levar mais a sério essa pandemia! Precisamos manter todos os cuidados que autoridades da saúde recomendam: primeiro é o isolamento social. Se der, fique em casa, mas sempre lavando as mãos. Se sair de casa, use máscara e mantenha distanciamento de pessoas e, de novo, sempre lave as mãos. Ao retornar para casa, tire pelo menos o calçado e vá direto ao banheiro se lavar e deixe a roupa que usou em separado.

Além disso, vamos cobrar dos nossos dirigentes maior responsabilidade no combate ao novo coronavírus. Sempre colocando a vida em primeiro lugar. É um direito nosso e um dever do Poder Público de proteger a vida!

E precisamos entender isso de vez: não são apenas números! São histórias, sonhos, ideais, projetos interrompidos. Não podemos ficar insensíveis a isso.

quinta-feira, 18 de junho de 2020

SER UTÓPICO

Sou considerado utópico por acreditar em valores como liberdade, fraternidade e igualdade, mas o que é utopia? No sentido geral, o termo é usado para denominar construções imaginárias de sociedades perfeitas, de acordo com os princípios filosóficos de seus idealizadores. No sentido mais limitado, significa toda doutrina social que aspira a uma transformação da ordem social existente, de acordo com os interesses de determinados grupos ou classes sociais.

Pois muito bem, sou utópico com muita honra. Sonho sim com uma sociedade melhor uma sociedade mais justa, igualitária e fraterna, onde as pessoas são colocadas em primeiro lugar, ao invés de coisas. O mundo só melhora com os utópicos que lutam por realizar seus sonhos. Martin Luther King e Gandhi são exemplos disso.

Realmente, sonho sim com uma sociedade perfeita, ideal, harmoniosa, sem guerras, sem poderosos, sem exploração das pessoas umas pelas outras. Tenho o defeito de não lutar por isso ainda, mas ser utópico estar em meu ser e não consigo tirar isso de mim. Por isso, não me vendo e não me coloco como gado. Utopia são sonhos e sonhos são feitos para realizarem. Se esse o sonho é irrealizável, a gente mira na lua. Se errar, a gente pode acabar acertando uma estrela. Isso quer dizer que o sonho pode até ser irrealizável hoje, mas podemos se aproximar em parte desse sonho. Começar o caminho até ele.

Assim, sou utópico e sou feliz por ser utópico. Sejamos utópicos para construirmos uma sociedade melhor.

quarta-feira, 17 de junho de 2020

LUTAR COM FÉ

Buda disse que “os piores inimigos não são capazes de lhe fazer tanto mal quanto teus próprios pensamentos.” A gente precisa mudar o mundo e isso começa mudando a nossa forma de pensar. Não podemos continuar achando que as coisas vão cair do céu. Temos que ir atrás, lutar! Se quisermos algo, temos que buscar e superar obstáculos.

Precisamos ter ânimo e ter fé, mas não aquela fé rasa, superficial. Falo de uma fé que você realmente sente e acredita. Aquela fé que te empurra para frente porque ela te dá a certeza que você irá vencer, e mesmo que você não vença, terá a alegria de ter tentando, pois quem deixa sua marca no mundo são as pessoas que tentam alguma coisa.

Pessoas que se limitam por medo, porque colocou na cabeça que não merece, que não tem valor, precisa se libertar disso. Cada ser humano é importante porque somos à imagem e semelhança de Deus.

Pare de alimentar a sua mente com pensamentos ruins, pois vai te deixar paralisado e você não conseguirá progredir. Alimente a sua mente sempre com pensamentos positivos para que você possa sair de onde está. Jesus disse que “os olhos são como uma luz para corpo: quando os olhos de vocês são bons, todo o seu corpo fica cheio de luz. Porém, se os seus olhos forem maus, o seu corpo ficará cheio de escuridão”.

Mudar nossos pensamentos é uma forma de mudar o mundo porque essa mudança liberta a gente de nossas próprias travas. A gente para de se limitar. Assim, deixamos de sermos nossos próprios inimigos e nos transformamos nos nossos maiores amigos.

terça-feira, 16 de junho de 2020

SER REVOLUCINÁRIO

Ernesto Che Guevara disse certa fez o seguinte: “acima de tudo procurem sentir no mais profundo de vocês qualquer injustiça cometida contra qualquer pessoa em qualquer parte do mundo. É a mais bela qualidade de um revolucionário”.

É a questão da capacidade de se colocar no lugar do outro. Quando você se indigna com a falta de oportunidade do próximo, você é um revolucionário. Quando você se incomoda com a injustiça, você é um revolucionário. Quando você se revolta contra a violência doméstica, você é revolucionário. Quando você se irrita contra o racismo, você é revolucionário.

Qualquer postura em que você se coloca no lugar do próximo e consegue sentir na pele o que o outro está sofrendo, isso é ser revolucionário. E para ser revolucionário, um dos primeiros quesitos é o amor. Somente com o amor as pessoas podem se transformar e é o amor que nos dá coragem para lutar por um mundo melhor. Assim, devemos nos importar uns com os outros. Nosso comportamento então precisa ser revolucionário para mudar nossa sociedade.

Precisamos ter a atitude revolucionária de nos libertar de rédeas que no prendem a uma sociedade socialmente desigual e que tenta manter a ordem através do medo, sendo que o medo é uma forma de autocensura, de controle dos poderosos.

Então, ser revolucionário é um ato de amor. Precisamos agir de formar revolucionária para sairmos do inverno e chegarmos à primavera. Vão te chamar de louco, lunático, sonhador, mas não podemos dar ouvido a essas coisas. Temos que nos colocar no lugar do outro, deixar o amor tomar de conta e agir de forma revolucionária para mudar para melhor a nós mesmos e nossa comunidade. Então, vamos ser revolucionários por um ato de amor aos nossos irmãos e irmãs. Jesus Cristo nos ensinou isso. Devemos seguir sua lição.

segunda-feira, 15 de junho de 2020

PARTICIPAÇÃO POPULAR NA VIDA POLÍTICA

“O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, do preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.

O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais”.

Esse é um poema famoso de Bertolt Brecht. Isso é para quem diz que nenhum político presta, que tanto faz quem ganha. Essa forma de agir é que contribui com políticos de quinta categoria que temos por aí. Temos que participar da vida política, sim! Não estou falando aqui de disputar eleições, somente. Participar da vida política da nossa comunidade não se resume a isso. Precisamos participar da vida política como cidadãs e cidadãos que somos. Novamente frisando: sempre levando em conta que nós, o povo, somos os patrões e os políticos são nossos empregados.

Precisamos participar da vida política justamente para melhorar nossa comunidade. Não podemos nos comportar como gado. Não podemos agir como analfabeto político. Agir assim é permitir que interesses individuais se sobreponham aos interesse coletivos, o que seria ruim para toda a comunidade. Então vamos participar da vida política da nossa comunidade, pois as decisões políticas influenciam nas nossas vidas. Se não nos importarmos com a política, essas decisões políticas poderão nos prejudicar muito. Assim, temos que estar de olho participando na vida política da nossa comunidade sem paixões políticas.

quarta-feira, 10 de junho de 2020

POLÍTICO SOBERBO


Arrogância e a prepotência política são péssimas conselheiras e podem levar uma liderança política a jogar sua carreira política no lixo.

É preciso sempre ter humildade para evitar ser enganado, iludido pela soberba. Quem é soberbo cria um mundo irreal, só seu, e acaba cometendo os piores erros estratégicos.

O político soberbo pensa que pode tudo e tudo gira ao seu redor. Pensa que manda no povo, que esse só irá fazer o que aquele quer, mas a realidade não é bem assim. Podemos estar ainda nos tempos do voto de cabresto, nas migalhas eleitorais, do coronelismo, mas essas coisas diminuíram. O povo é dono de si e a liderança política precisa ter a capacidade de entender o que ele quer e para não perder o rumo da história e ser derrotado nas eleições seguintes.

O povo não suporta prepotência política. Não suporta ser perseguido por quem se acha poderoso. Não aceitamos quando o poderoso tenta tomar dos pobres. Têm políticos que pararam no tempo e não perceberam a mudança de vento.

Nós, do povão, estamos mais espertos e não caímos mais nas lábias de políticos que costumam morder e depois assoprar. Queremos o melhor para nossa comunidade. Não aceitamos ordens! Que dá as ordens somos nós, o povo!

terça-feira, 9 de junho de 2020

AOS AMIGOS, TUDO! AOS ADVERSÁRIOS, NADA!

“Aos amigos, tudo! Aos adversários, os rigores da lei”. Essa frase mostra o tipo de política pequena que se é feito em vários pontos do Brasil e do mundo. Usa-se o Poder para impor a vontade do grupo que está no Poder, compram-se consciências. E aqueles que se atrevem a resistir ao assédio do grupo dominante são perseguidos. A máquina do Poder Público tenta massacrá-los.

Há muitos políticos que são arrogantes e prepotentes. Quando contrariados se fazem de vítimas dizendo não entender porque aquele adversário está agindo daquela forma. São incapazes de fazerem uma autocrítica para tentar entender o que eles fizeram de errado para não ter aquele apoio ou por ter perdido apoio.

Enfim, nesse período eleitoral os favores aos amigos começam a aparecer. Sabe aquele emprego que você pediu e não tinha? Pois é, agora tem! O político confia na memória curta do povo. Se até o ano passado aquele líder político te humilhava, agora ele é amigo e oferece emprego. Está duvidando? Pois olhe o Portal da Transparência e compare de janeiro para cá. A farra do cabide de emprego começou. Aí, em dezembro, você ganha rua de novo.

Na outra ponta, quem não se submete, é massacrado, perseguido, demitido. Política pequena. Política que não respeita a democracia. Mas estamos de olho e no momento certo a gente vai expor essa farra de empregos, pois estamos de olho!

segunda-feira, 8 de junho de 2020

VIDAS NEGRAS IMPORTAM

Vidas negras importam! Você pode estar dizendo que todas as vidas importam, e isso é verdade, mas a questão é o descaso com a vida das pessoas negras.

Num quadro mais recente tivemos o assassinato daquele negro nos Estados Unidos, que proporcionou manifestações contra o racismo em várias partes do mundo, e aqui, no Brasil, mais precisamente em Recife, Pernambuco, tivemos o caso daquele menino, o Miguel, que morreu porque a patroa branca de sua mãe foi negligente com ele, enquanto a mãe negra levava o cachorro da patroa branca para passear com todo o zelo. Vidas negras importam!

Se esse dois exemplos, que foram amplamente divulgados pelas TV’s, não te fazer entender que olhar para a vida da população negra é necessário é porque você colabora com o projeto de exterminação da população negra e o sangue de inocentes está em suas mãos. Vidas negras importam!

No mercado do trabalho os negros sofrem pelo menos dois tipos de preconceitos: o ocupacional, ou seja, o tipo de trabalho que eles exercem, e o salarial, pois quando um negro ocupa a mesma vaga de um branco, ele ganha menos. Os negros enfrentam dificuldade na progressão de carreira, na igualdade de salários e são os mais vulneráveis ao assédio moral no ambiente de trabalho, apesar da proteção constitucional contra o racismo e a discriminação. Vidas negras importam.

Negros são os mais sofrem com a violência, seja estatal ou não! Os negros são vistos sempre como primeiros suspeitos em ações criminosas, mesmo que não tenham nada a ver com a história. Os negros precisam do sistema público de saúde, mas eles sofrem discriminação até nisso. Negros sofrem preconceito na questão da educação também. Vidas negras importam.

A igualdade racial ainda é um sonho. Precisamos erguer conexões que torne as realidades de brancos e negros mais próximas. Tivemos grandes avanços entre 2003 e 2016 com políticas públicas diversas, mas há um abismo racial para superar, e isso só vamos superar com mais políticas afirmativas e com mais luta por direitos iguais. Vidas negras importam!

quarta-feira, 3 de junho de 2020

COMBATER AS FAKE NEWS É UM ATO CRISTÃO

"Senhor, quem habitará no teu santuário? Quem poderá morar no teu santo monte?
Aquele que é íntegro em sua conduta e pratica o que é justo, que de coração fala a verdade
e não usa a língua para difamar, que nenhum mal faz ao seu semelhante e não lança calúnia contra o seu próximo, (...)" Salmo 15, versículos 1-3.

No mundo da informação, notícias falsas, enfim, fake news, são utilizadas para definir boatos, rumores ou notícias imprecisas publicadas geralmente na internet. Apesar de elas serem antigas conhecidas de quem trabalha com jornais e afins, elas ganharam maior poder devido à rede de internet.

Pessoas desonestas encontraram nas notícias falsas, turbinadas aí pelas redes sociais, um meio de ganhar simpatia para causas ruins, que prejudicam a maioria da população. Nas eleições de 2018 vimos muito isso. O então candidato Jair Bolsonaro e seus seguidores malucos e irresponsáveis disseminaram várias notícias falsas para prejudicar os adversários, e como o Bolsonaro fugia dos debates como o coisa ruim foge da cruz, as mentiras prevaleceram e venceram aquelas eleições. Agora estamos pagando um preço alto por ter acreditado em fake news, em notícias falsas.

Aliás, nas eleições de 2018 podemos perceber a estupidez e a hipocrisia humana. A gente ia aos Facebooks dos loucos bolsonaristas e comentávamos: “olha, isso é fake news!”, e postava a notícia verdadeira. Nessa situação, o que esperar de uma pessoa de bem? O que esperar de uma pessoa que se diz cristão e vivia postando coisas de Jesus? Era de se esperar humildade, pedido de desculpa e a remoção da postagem falsa, mas não era isso que acontecia. O falso cristão, o fariseu, esse hipócrita que vivia e vive em cultos e em missas não pedia desculpa, não removia a postagem falsa e ainda nos ofendia. As pessoas perderam a noção e espírito fariseu desceu sobre muitos.

Enfim, as notícias falsas são armas dos covardes e covardes não podem vencer, nunca! Covardes usam dessas artimanhas para espalhar mentiras e assassinar reputações de pessoas. Esses covardes que espalham notícias falsas mostram o quanto são podres de espírito e incapazes de argumentar, ganhar uma causa na verdade dos fatos e mostrando as qualidades das ideias.

A causa dessa gente é tão ruim que não se consegue vencer com a verdade. Então, ela prefere usar de mentiras para enganar o povo. Nesse mundo onde as notícias falsas ganharam tamanha força, precisamos ter o cuidado para não ser enganados e nem espalhar mentiras. Combater as fake news é um ato cristão!

terça-feira, 2 de junho de 2020

DISPUTA ELEITORAL EM 2020 EM SÃO JOÃO

Os últimos dias foram movimentados na guerra da sucessão eleitoral de 2020, em São João do Piauí. Temos ainda 06 pré-candidaturas: Alexandre Mendonça, do PSB; Ednei Amorim, do MDB; Eduardo Moura, do PSD; Pauliana Ribeiro, do PL; Poroca, do PT; e o Vilmar Filho.

O Deputado Federal Rejane Dias e o Deputado Estadual Fábio Novo declararam apoio à pré-candidatura do Dr. Poroca. O Senador Marcelo Castro defende a pré-candidatura do Ednei. O ex-prefeito Murilo Paes Landim teria declarado apoio à pré-candidatura do Eduardo Moura, o que enfraquece a pré-candidatura do Alexandre Mendonça.

Daqui até julho teremos mais definições e com certeza o número de pré-candidaturas irá diminuir. Não acredito que vamos ter mais de três candidaturas. Alianças serão costuradas, turbinando certas candidaturas. Haverá várias surpresas. Vejo ainda certos analistas políticas de botequim menosprezando algumas candidaturas, mas é bom não fazer isso para não correrem o risco de morderem a própria língua. Eleição é não algo exato, muito pelo contrário: ela é algo nebulosa demais para ter certeza de alguma coisa. Uma eleição é uma caixinha de surpresa e nem sempre ela termina como começou. Uma campanha empolgante pode virar o jogo numa disputa eleitoral.

Dessa forma, é perigoso menosprezar qualquer nome que seja. Não se pode olhar apenas como está a colocação do candidato nas pesquisas, mas também é preciso observar a questão da rejeição. A capacidade de um candidato elevar seus votos está ligada à quantidade de rejeição. A possibilidade de queda ou subido depende desse índice. Eu não menosprezaria ninguém.

Com relação a gente, que vamos votar, precisamos estar atentos para escolher o melhor nome entre os candidatos: qual o plano de governo dele? Ele responde algum processo criminal? Qual a experiência de administração pública o candidato tem? A nossa escolha deve ser baseada não em paixões políticas, mas por amor ao nosso município. Assim, temos que estar de olho para escolher o melhor caminho para nosso município de São João do Piauí.