sexta-feira, 6 de maio de 2011

SABER VIVER A VIDA

Saber viver e' diferenciar entre viver e existir. Este sao aquelas pessoas que perderam a sensibilidade de olhar a sua volta, de ver as belezas simples que nos rodeiam. Elas apenas andam (correm) por ai, entre as demais pessoas, respirando sem nocao. O viver de fato representa os seres humanos que tem a capacidade de ver a felicidade em simples detalhes da vida cotidiana, permitindo-se ser feliz 24 horas por dia.
Aproveitar cada dia da sua vida no modo carpe diem. Se tomar um sorvete, saboreie com o gosto na sua boca. No trabalho, cumpra com seu papel. Se vier o vento, aproveite para sentir a brisa. Se escutar uma musica, escute-a com atencao e se maravilhe com a letra. Reponha sua energia ao som das gargalhadas das criancas. Vendo um jardim, sinta o cheiro das flores. Enriqueca-se lendo um bom livro. Contemple-se atraves do dialogo com uma pessoa idosa. Enfim, aproveite cada dia da sua vida curtindo as coisas belas da vida.
E se vier a tempestade? Nao se preocupe, pois e' passageira. Acredite nisso. Existem problemas? Elas servem para voce se desenvolver. Nao tenha medo. O sofrimento faz parte da vida e ela e' o ponto para provar nosso poder de recuperacao e faz a gente crescer. Agora, as tempestades, os problemas, os sofrimentos nao precisam ultrapassar a casa de 10% do nosso tempo de vida. Para isso, basta nao perder o objetivo do ser humano: a felicidade. E que esta encontra-se espalhada a nossa volta, mas precisamos sentir para ve-la. Essa capacidade depende de nao nos deixarmos dominar pelo mundo da cegueira do belo, que e' motivada pela vida estressante.

Aprendi nessa vida que a gente nao pode perder tempo com os rancores e as raivas. E' perca de tempo. Aprendi que devemos tentar entender o porque daquela situacao para pelo menos ter compaixao das ofensas de gente despeitada e invejosa. Descobri que muitas dessas pessoas na verdade nos admiram e a raiva delas e' pela frustracao de nao conseguir ser o que a gente e'. Perdoar e seguir em frente e' o melhor negocio. Saber viver e' tratar sempre bem as pessoas, independente de cor, sexo, condicao socio-economico, origem ou se e' um babaca ou nao.

Saber viver e' nao ter a vergonha de ser feliz. Como assim? Hoje as pessoas enferrujaram os seus sorrisos. Boa parte e' dominada pela vida da correria. Se voce sorrir a toa pode ate ser confundido como louco. Nao precisamos ter a vergonha de sorrir consigo mesmo. Nao ter a vergonha de sorrir de nos mesmo. Rir das nossas besteiras, dos nossos medos, da nossa raiva.

O trabalho e' suma importancia para nossa vida. A gente se realiza ai, mas nao podemos deixa-lo dominar todo o nosso tempo. Precisamos olhar para nossa esposa, marido, familia, amigos e amigas. Poucos pais aproveitam o seu tempo com seus filhos. No maximo os deixam brincando com algo para o entrete-lo e vao fazer outras coisas (ASSISTIR novela, ASSISTIR futebol, ASSISTIR reality show, etc).

A vida e' muito bela. Tem cada detalhe que nos passa despercebido: canto dos passaros, o encanto das arvores que persistem nessa selva de pedras, a alegria do povao ao trabalhar pelo seu sustento, as criancas fazendo estripulias, o por do sol e o nascer do sol, a visao romantica da lua, belas paisagens provocadas pelas montanhas, os cheiros das flores. Nao feche os olhos para isso. Nao seja tao cego para algo que esta' em sua frente.

Fecho esse texto com o Poema a Vida, de William Shakespeare:


"Eu aprendi...

... que ignorar os fatos nao os altera;

Eu aprendi...

... que quando voce planeja se nivelar com alguem, apenas esta' permitindo que essa pessoa continue a magoar voce;

Eu aprendi...
... que o AMOR, e nao o TEMPO, e' a cura de todas as feridas;

Eu aprendi...
... que ninguem e' perfeito ate' que voce se apaixone por essa pessoa;

Eu aprendi...
... que a vida e' dura, mas eu sou mais ainda;

Eu aprendi...
... que as oportunidades nunca sao perdidas. Alguem vai aproveitar as que voce perdeu;

Eu aprendi...
... que quando o ancoradouro se torna amargo a felicidade vai aportar em outro lugar;

Eu aprendi...
... que nao posso escolher como eu me sinto, mas posso escolher o que fazer a respeito;

Eu aprendi...
... que todos querem viver no topo da montanha, mas toda felicidade e crescimento ocorre esta escalando-a;

Eu aprendi...
... que quanto menos tempo eu tenho, mais coisa consigo fazer."

Nenhum comentário:

Postar um comentário