sábado, 23 de abril de 2011

SOBRE A VIOLENCIA

Estava recordando um debate ocorrido num programa daqui do Piaui. O tema era as razoes da violencia. Houve um que colocou a culpa na natalidade. "Quanto mais filhos, maior a violencia". Com esse ai, eu quase morri de vergonha. O individuo foi meu colega no curso de Ciencias Sociais e achei ridiculo o que ele falou. Pior e' que as caracteristicas fisicas dele e' de alguem tipicamente de rebelde: cabeludo, barbudo e roqueiro. E', quem ve cara nao ve coracao.

Durante o curso, vimos que a taxa de natalidade diminui com o maior grau de escolaridade da pessoa. Diminui tambem quanto mais informacao e mais urbanizacao. Ora, acho que meu ex-colega, que e' professor de uma faculdade de Direito, esqueceu desses detalhes. Hoje, a natalidade no Brasil e' de 1,8 de nascimentos por mulher. Muito baixa. Logo, quantidade de filhos nao tem nada haver com a violencia e nem quando se tinha muitos era uma causa.

Outros dois apontaram a pobreza como causa da violencia. Essa tese foi contestada pelo advogado mais velho. Disse que se fosse assim os pobres seriam todos criminosos e os Estados Unidos, que e' uma nacao rica, nao teriam tantos problemas com a criminalidade. Em minha opiniao, e' ingenuidade nao ver a questao da pobreza como causa da violencia. Passei 11 meses na Unidade Criminal da Defensoria Publica do Estado do Piaui e nos processos que eu folhava 95% dos assistidos nao concluiram o Ensino Fundamental. E' claro que nao estou dizendo que todo aquele que e' pobre sera bandido (pois, caso contrario, estaria me atacando). Agora, a maioria daqueles que comete crimes vive na miseria. Entao, aqui no Brasil, ha relacao entre miseria e a taxa de criminalidade, mas com cuidado para agir com preconceito e generalizar as coisas.

A questao da miseria por si nao explica a violencia. Se assim fosse nao veriamos tantos ricos roubando e matando. E qual seria outro ponto sobre a questao? Para mim, refere-se aos nossos valores sociais vigentes. Preocupamos mais em formar, quando dado importancia a educacao, maos-de-obra qualificadas e consumidores ao inves de cidadaos. Ainda o mercado e' o foco principal da acao governamental dos entes politicos. O foco deveria ser o ser humano. Deveria haver uma preocupacao com a formacao psicologica e social dos individuos. Deveriamos ser educados a respeitar uns aos outros, combatendo o bulling. Ambicao desenfreada deveria dar espaco ao amor. Mais importante que a competicao e' a uniao e a solidariedade. Revalorizar a vida. E' isso que precisamos. A India, que e' uma nao com muitos miseraveis, a taxa de criminalidade e' baixa porque tem valores sociais diferentes dos nossos, que e' extremamente capitalista. Nao estou falando para termos uma estrutura sociocultural indiana. O foco e' a importancia dos valores sociais para diminuir a criminalidade. Estou convencido que investimento em cultura e em educacao voltado para o fortalecimento do ser humano fara um bem enorme ao Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário