sábado, 30 de abril de 2011

LISTA FECHADA, UM BREVE COMENTARIO

Um dos temas da reforma politica diz respeito a lista fechada. No caso, deixariamos de votar na pessoa e passariamos a votar no partido politico. O partido politico, de acordo com sua votacao, escolheria dentro dos seus quadros quem iria compor o Congresso Nacional e as Assembleias Legislativas.

Nesse pouco que entendi, e confesso que tenho que analisar bem esse tema, vou me colocar contra. Olha, eu voto em candidatos que acredito que farao bem a sociedade. Meu partido de coracao e' o PT, mas nem todo mundo la' sao merecedores de exercer um cargo publico. Votando apenas no partido para este indicar os nomes, eu correria o risco de ajudar alguem que, na minha visao, nao tem condicoes morais para a funcao publica. Eu nao quero isso!

Prefiro que o PT indique seus candidatos e eu possa escolher entre eles quem acho melhor, ou seja, prefiro a lista aberta. A fidelidade partidaria ja esta bem firme, de certa forma. Quem sai de um partido e' logo cassado. Alem do mais, na minha opiniao, apenas o PT e' seletivo com as pessoas que ingressam nos seus quadros. Ele foca mais a qualidade do que a quantidade, mas ainda assim nem todos respeitam o projeto politico do partido. Ainda acho que primeiro precisamos mudar nossa cultura politica com calma, com os pes no chao. Muitos filiados a algum partido desconhecem o projeto politico da sua agremiacao. Sera que, por exemplo, o Skaf defende os ideias do PSB do grande guerreiro Miguel Arraes? Todos do PMDB seguem o projeto do partido? La eles sao coniventes com varias diferencas ideologicas (uns sao mais da direita e outros sao mais da esquerda). Aqui no meu estado poderia dar varios exemplos de filiados que nada tem haver com o seu partido e em qualquer outro ente federativo e' da mesma forma.

Por isso, por achar que nem todos de um partido politico representam o ideal do partido, nem todos sao merecedores de exercer um cargo politico, e por nao querer de nenhuma forma ajudar esse gente, eu prefiro a lista aberta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário