segunda-feira, 18 de maio de 2020

ROMÂNTICO POLÍTICO

Fui apelidado de romântico político por acreditar que política deve estar a serviço do bem-estar social. Sou considerado como ingênuo por acreditar em princípios morais na política e por não me submeter à imoralidade política. Ora, estou no lado certo. Pois muito bem: sou romântico político com orgulho.

O pensador Hélio Ramos de Oliveira certa vez escreveu assim: “sou um ingênuo que acredita na política como realizadora e um idiota em acreditar no homem político”. Não quero perder a pureza do sentido da política. Por natureza, somos seres políticos e quando ocupamos um cargo público devemos fazer o máximo para melhorar a vida das pessoas. Entendo que a política é a arte de fazer com que a humanidade possa se desenvolver, em todos os sentidos.

Segundo o filósofo grego Aristóteles, a política é a ciência que tem por objetivo a felicidade humana e divide-se em ética (que se preocupa com a felicidade individual do homem na Cidade-Estado, ou pólis), e na política propriamente dita (que se preocupa com a felicidade coletiva). A política situa-se no âmbito das ciências práticas, ou seja, as ciências que buscam conhecimento como meio para a ação.

Por isso não me dobro. Política não pode ser usada para interesses pessoais. Poderia até ganhar muito caso eu perdesse o romantismo político e vivesse na política real, mas não quero isso. Política é uma invenção para servir como instrumento para buscar a felicidade humana, voltado o bem-estar social da comunidade. É nisso que acredito. Negociata, acordão político, essas sujeiradas precisam ter um fim. Eu só defendo o que a política dever ser. Ora, Estou no lado certo. Pois muito bem: sou romântico político com orgulho.

domingo, 10 de maio de 2020

NÃO SE PODE ABRIR AS FRONTEIRAS PARA LUGARES COM SURTOS


São João do Piauí teve um surto de casos da covid-19. Hoje são 09 casos confirmados, sendo 04 pessoas de fora do nosso estado, 02 profissionais de saúde e um idoso, que já estaria curado. Podemos notar que essas pessoas de fora estão na raiz dessa explosão do novo coronavírus no nosso município. Não podemos de deixar de falar disso novamente.

Primeiro é deixar claro que não há qualquer problema de pessoa de fora trabalhar aqui. As pessoas que já estavam aqui não nos causam risco algum. O problema foi uma empresa trazer de fora pessoas do Maranhão e Ceará num período como esse, de pandemia. Pior ainda é a prefeitura saber disso e não tomar qualquer providência, fazendo com que nosso povo ficasse em perigo, como agora.

Não tem desculpa para trazer pessoas vindas do Maranhão e Ceará para trabalhar aqui. Esses estados estão em situação terrível de infectados e mortos pela covid-19. Esse vírus é de fácil contágio. Como deixaram essas pessoas virem para cá nesse período? O que irá acontecer com essa empresa por ter escancarado as portas de São João para a covid-19? A prefeitura continuará em silêncio, em nome de preservar a empresa? Esse não é um comportamento bolsonarista, em que a vida humana fica abaixo do interesse econômico? Quais garantias teremos agora de que haverá juízo do governo municipal e não se permitirá mais pessoas vindas de territórios com fortes surtos da covid-19? Para ter moral para criticar o Bolsonaro é preciso ter um comportamento diferente. Falar uma coisa apenas para enfeite, porque fica bonito para a sociedade, mas age de forma diferente, é hipocrisia.

A vida dos sanjoaneses deve ficar acima de qualquer coisa. A Administração Municipal precisa ter comprometimento com isso. Não adianta fazer média nas redes sociais e permitir pessoas vindas de lugares onde o surto da covid-19 está explodindo vir para cá. Não se entende o receio de cortar esse tipo de locomoção, sendo que o Supremo Tribunal Federal permite a restrição do direito e ir e vir.

A vida dos sanjoanenses está acima dos interesses econômicos de qualquer empresa. Não é o momento de trazer gente de fora, muito menos ser irresponsável e trazer pessoas de regiões com surtos do coronavírus. Em São João do Piauí o seu povo é trabalhador e inteligente. Se não é mão-de-obra qualificada, pois que a empresa trate de qualificar, mas nada de nos colocar em risco e a prefeitura precisa tomar pé disso. Temos muitos jovens desempregados aqui, pois que dê oportunidade para nossa juventude! Deixe de descaso com o jovem sanjoanense!

E amigas e amigos sanjoanenses, nossas vidas precisam estar acima de paixões políticas. Tenham bom senso e cobre do Poder Público maior cuidado nessa guerra contra a covid-19. Não tem desculpa para ter permitido a entrada de pessoas vindas de lugares com surto do novo coronavírus e precisamos de segurança e comprometimento da Administração Municipal. Não basta pedir para ficar casa! É preciso agir para que irresponsabilidade desse tipo não aconteça novamente. Mais do que nunca, estamos de olho!


quinta-feira, 7 de maio de 2020

LIDERES TRAIDORES


Quem é bom entendedor, entenderá! Na política uma liderança nunca é constituída por si só. É em torno de ideias políticas que um grupo se une. E é na força de um grupo que faz líderes. Um grupo forte dá a luz a líderes fortes. E esses líderes precisam valorizar seu grupo, deixando-o mais forte e nunca abandonando seus soldados.

Mas quando esses líderes agem com arrogância e prepotência, se achando o rei da cocada preta, e trai as bandeiras do seu grupo, o seu destino político será a lixeira política. Muitos líderes se deixam levar pelo seu ego inflado e se acham o todo poderoso. Começam a preferir os puxas-sacos e é capaz de descartar aliados de primeira hora como objetos qualquer. Não tem humanidade em seus atos, mas apenas falsidades. Armam, sorrateiramente, para tomar o controle do grupo para direcionar esse grupo de acordo com sua ambição pessoal, perseguindo quem se colocar contra.

Quem é bom entendedor, entenderá! A arrogância de um líder traidor é tão grande que inflama superficialmente o ego e o deixa cego, não enxergando que o seu sucesso não se deve apenas a sim mesmo, mas se deve a gente maior que ele. Ao invés da gratidão, prefere a traição e traição é arma dos covardes e covardes não podem vencer.

Um líder traidor cria em torno de si um grupo pobre de espírito, que age como os urubus, que ficam rodeando onde tem carniça, e defeitos morais, como arrogância, ingratidão e prepotência, fedem como carniça. Esses urubus que cercam o líder traidor são cheios de falhas morais, como o próprio líder traidor. Não são de confiança! Na hora que a carniça acabar, vão embora e o líder traidor fica abandonado e cai ostracismo.

Quem trai quem lhe deu à luz não terá sossego e o seu futuro é tenebroso. Não ache que vai se dar bem com esse comportamento grotesco. Mais cedo ou mais tarde você vai pagar pela traição. O destino dos traidores nunca é boa. Quem é bom entendedor, entenderá!

quarta-feira, 6 de maio de 2020

BOLSONARO SEM PREPARO


É incrível a postura, aliás, a falta de postura do atual presidente da República. Ele é despreparado, grosseiro e vive em outra realidade. Por exemplo, agoniado, tenso, nervoso, deixou a sua veia autoritária falar mais alto e mandou jornalistas calarem a boca. Esse comportamento é uma ofensa a toda imprensa e, consequentemente, um desrespeito à democracia.

Ninguém é o dono da verdade, mas, como falei ontem, tenho muitas críticas à imprensa tradicional, especialmente a que formou o PIG, Partido da Imprensa Golpista, mas calar a imprensa é colocar em risco a democracia e é também um forte indício de que quer esconder algo muito podre.

O presidente da República demonstrou estar nervoso, preocupado e seu espírito de ditador falou mais alto. Parecia cena do tempo da Ditadura Militar. Estamos com problemas com a pandemia e devíamos estar concentrado majoritariamente nesse problema, mas não é isso que acontece. O Governo Federal é uma máquina de criar problemas. Nem precisa de oposição porque o Bolsonaro vive dando tiro no próprio pé! O Jair Bolsonaro parece aquele menino mimado que acha que pode fazer o que quiser e todos tem que agradar a ele. Não tem estrutura psicológica para receber um não! Quando é contrariado, perde as estribeiras e fala mais bobagens do que o de costume.

Bolsonaro aparenta ser portador de um transtorno mental. Os atos dele, o seu comportamento e até seu olhar revelam isso. Não é à toa que vários psicólogos e psicanalistas já arriscaram considerar que ele possa ser psicopata, sociopata, maníaco-depressivo, paranoico e outras qualificações.

O Brasil está à deriva, sendo presidido por uma pessoa que demonstra desequilíbrio e incompetência para exercer o maior cargo do País. Se acha dono da verdade e não tem o espírito democrático, pois não aceita oposição, não aceita ser contrariado. Precisamos decidir o mais rápido possível o que fazer com essa pedra no sapato para que o Brasil tenha o mínimo de paz e possa se concentrar na guerra contra a pandemia. Nossa Pátria não merece estar nessa situação lamentável.